REGADAS
Regadas é uma freguesia portuguesa do concelho de Fafe, com 4,88 km² de área. Densidade: 367,6 hab/km².
Situada na zona sul do concelho de Fafe e a confinar com Felgueiras, a freguesia de Regadas teve sempre fortes ligações ao concelho de Celorico de Basto.
Em meados do séc. XII, a igreja de Regadas era, em parte, do mosteiro do Pombeiro, sendo a outra de outros «padroeiros». Em 1333, D, Inês Vasques doou aquele mosteiro à sua parte padroeiro da dita igreja.
No séc. XIV, a igreja de Santo Estêvão de Regadas seria toda do mosteiro de Pombeiro, «que se lhe deo, sendo Prior D. João Esteves, no anno de christo de 1374», diz Craesbeeck. No séc. XVI era um padroado real e dois séculos após era já vigairaria da apresentação do Reitor do Pópulo de Braga, de religiosos de Santo Agostinho. A igreja era antiga e tinha três confrarias: a de Santo António, a de Nossa Senhora das Neves e a das Almas.
A freguesia pertenceu ao concelho de Celorico de Basto até ao decreto de Outubro de 1855, altura em que ingressou no julgado de Fafe. Volta a sair para Celorico de Basto em 1862, regressando a Fafe em 1874, sendo a última freguesia a contribuir para a «formação» do concelho de Fafe no séc. XIX.
Associativamente, existe na freguesia o Grupo Cultural e Desportivo de Regadas (fundado em 1979 e que já editou um jornal com o título «Aqui Regadas»), Rancho Folclórico de Santo Estêvão, Agrupamento Musical «Castiços de Regadas», os Zés Pereiras «Amigos da Borga», o Agrupamento de Escutas de Regadas e já existiu também a Associação Guias de Portugal.
É de destacar o Lugar de «Cortinhas», a primeira escola primária construída no concelho de Fafe, por iniciativa do Estado, foi a de Regadas, no lugar de Cortinhas, em 1932, o arquitecto foi Eugénio Correia e a construção destes edifícios repetiu-se um pouco por todo o país na década de 30.
Pela sua antiguidade e o aprazível Largo do Souto da Roda onde se realiza a tradicional romaria de S. Francisco, uma das maiores do concelho, no terceiro domingo de Junho.
Email: avozderegadas@sapo.pt